ci_1.PNG
  O PROGRAMA

 

   A primeira parte do Curso de Integrador de Sistemas Residenciais é presencial e tem a duração de dois dias com aulas  totalizando 18 horas. Os temas abordados nesta etapa são:

 


- Introdução à Automação Residencial: Proporciona ao treinando uma visão geral das funções e benefícios da automação residencial como um todo. Define o conceito de Automação Residencial, ou Domótica. Discute o aspecto primordial da integração de sistemas dentro do moderno conceito de A.R.

- Principais Sistemas Residenciais: Definição de niveis de automação. Enumera e discrimina os principais sistemas que compõem o universo da Automação Residencial,

- Instalações Elétricas Residenciais Automatizadas: Conceito de automação elétrica. Sistemas centralizados e descentralizados. Principais mudanças em relação às instalações convencionais. Controle de potencia e comandos. Diagramas explicativos.Definições dos termos mais utilizados nos projetos integrados: Zona (ou seção) de iluminação, Sensores, Atuadores, Tomadas comandadas, Interfaces de acionamentos,  Cenários.

- Principais Protocolos de Automação Residencial: Conceito de protocolo de comunicação. Apresentação dos mais importantes em Automação Residencial. Protocolos PLC (Power Line Carrier), Wireless, Cabeados e Híbridos.

- Cabeamento Estruturado Residencial: Cobre os conceitos de cabeamento para Dados, Voz e Imagem. Tipos de cabos utilizados. Centro de conectividade. Esquemas de ligação. Ativos e passivos. Normas brasileiras e internacionais aplicáveis. Estudo de caso

- Projeto Integrado de Infraestrutura: Descreve o processo de projetar um sistema de automação integrado: Iniciando um projeto. Check list e infraestrutura. Etapas do projeto. Entradas e saídas. Topologias de distribuição. Projetos para novas edificações e para "retrofits"

- As Funções de um Integrador: Quem são os personagens do mercado e como interagem. Critérios de certificação junto aos fabricantes. Descritivo das atividades de um integrador. Conhecimentos, habilidades, metodologia, comportamento e resultados.

 

- O Mercado de Automação Residencial: Conhecendo o consumidor de Automação Residencial e seus perfis. Tendências atuais do mercado. Internet das Coisas (IoT) e Do-it-yoursel (DIY). Aproveitando oportunidades. Abordagens diversificadas: incorporadores e construtores. Vencendo objeções e expondo benefícios.Etapas iniciais de um novo negócio em Automação

Atividades em aula

 

        Exercício de projeto: Além da parte expositiva e conceitual acima, durante o treinamento os participantes irão desenvolver um projeto de Automação Residencial, com alguns itens básicos e contemplando diferentes soluções. O instrutor vai discutir os resultados com grupo e esclarecer as duvidas


        Avaliações: o participante será avaliado através de provas em forma de testes e  de questões descritivas. Também são discutidos em sala alguns resultados obtidos em turmas anteriores.

  A segunda parte do Curso de Integrador de Sistemas Residenciais é composta por aulas virtuais

Após o curso presencial, os alunos terão acesso ao material de treinamento de diversos fornecedores cadastrados previamente pela organização do programa de certificação. Também estarão eventualmente disponíveis temas complementares sugeridos pela AURESIDE.
Para completar a carga horária, o aluno deverá escolher cursos virtuais com duração total de 14 créditos, entre as opções que a AURESIDE oferece através da Plataforma Conectar, nosso sistema de Ensino à Distancia. Haverá disponibilidade destes cursos de forma constante em horários variados ou em formato de video aulas que podem ser assistidas a qualquer momento. Assim,  o participante poderá concluir o estudo deste material num curto período após a conclusão da etapa presencial.
A oferta destes cursos é sempre renovada e pode ser vista consultando o nosso calendário.

 

  Demonstração de produtos e minicursos presenciais de fabricantes

 

O participante que se interessar em conhecer produtos e assistir minicursos presenciais dos fabricantes poderá participar das Jornadas de Automação (cinco edições programadas para 2018) e utilizar até 8 (oito) créditos para abater da carga horária complementar de 14 créditos. No entanto, mesmo participando da Jornada fica facultado ao inscrito no Curso de Integrador utilizar plenamente também os 14 créditos das aulas virtuais 


 
Material didático

Aos participantes será entregue um exemplar do livro "AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL - CONCEITOS E APLICAÇÕES". Além disso, todo participante do curso será incluído na Plataforma Conectar, tendo acesso ao conteúdo adicional publicado pelos instrutores e pelas empresas participantes.